Curiosidades sobre as traças


Curiosidades sobre as traçasAs traças se alimentam de produtos que possuam bastante carboidratos e proteínas, como: papel, cola e papel de parede, tecidos feitos de fibras de plantas, como linho, seda vegetal e algodão. Às vezes até podem infestar farinha e outros produtos provenientes de cereais! Veja aqui algumas curiosidades sobre as traças.

Em geral, a cola e os corantes são os materiais atraentes que estão presentes no papel. Por isso, é quase impossível evitar o aparecimento de traças em bibliotecas. As traças dos livros podem botar de 1000 a 3500 ovos durante sua vida depositando dois a três deles diariamente.

As traças das roupas e as traças de produtos armazenados, ambas pertencentes à Ordem Lepidoptera (mariposas e borboletas). As traças das roupas possuem um desenvolvimento biológico chamado metamorfose completa, ou seja, dos ovos nascem às lagartas (fase jovem) completamente distintas da fase adulta (mariposa). Em algumas espécies, as lagartas tecem um pequeno estojo achatado e elíptico para sua proteção.

Curiosidades sobre as traçasDentro deste invólucro protetor, a lagarta se desenvolve alimentando-se avidamente de uma infinidade de materiais como tapetes, roupas de lã, tecidos, estofamentos, entre muitos outros. São facilmente identificáveis ao serem vistas deslocando-se pelas paredes ou armários residenciais. A lagarta, após algum tempo, transforma-se em pupa e logo depois em mariposa, fase adulta alada e com capacidade reprodutiva.

Os principais gêneros encontrados infestando grãos e produtos armazenados são Plodia, Ephestia e Cadra. As traças destacam-se como pragas importantes, pois se desenvolvem em alimentos, destruindo-os e contaminando-os com suas fezes, fragmentos do próprio corpo (escamas de asas, pernas e o próprio inseto morto) e fios de seda característicos.

Curiosidades sobre as traçasAs lagartas de muitas espécies de traças deixam rastros de sua passagem pelos alimentos, através da secreção de fios de seda, semelhantes a “teias”, que servem para a melhor locomoção pelo alimento e proteção quando próximo da pupação. Algum tempo após a pupação, a mariposa adulta (macho ou fêmea) emerge, realiza o acasalamento e segue seu ciclo, colocando ovos, infestando novos alimentos ou reinfestando o próprio substrato de origem.

Não aguenta mais a presença desses bichinhos desagradáveis em sua residência, empresa ou condomínio? Entre em contato conosco, clicando aqui!

Fonte: http://www.biologico.sp.gov.br

Curiosidades sobre as traças