Curiosidades sobre as formigas


Curiosidades sobre as formigasAs formigas são uns dos menores animais que existem na Terra e muitas vezes nos causam bastante transtorno. É bem comum encontrar formiguinhas em casa, principalmente na cozinha, onde sempre temos lixo como restos de comida, ou algum alimento onde elas encontram a sua refeição e atacam. Conheça algumas curiosidades sobre as formigas:

Apesar de serem pequenininhas, elas acabam deixando um rastro por onde passam, ou fazendo os conhecidos montinhos de terra que logo mostram onde se escondem. O que não sabemos é que as formigas possuem muitas utilidades e até mesmo hábitos estranhos. 

Formigas são insetos socais, ou seja, vivem em um grande grupo e trabalham em conjunto, com uma divisão de trabalho entre os indivíduos que compõem a colônia. Para dar inicio há um formigueiro, surge uma formiga-rainha recentemente fertilizada que abre um buraco no solo, onde se fecha e permanece como uma espécie de prisioneira voluntária.

No buraco, os ovos crescem e quando as larvas emergem, a Rainha as alimenta com sua própria saliva, até que se tornem pupas. Cerca de 6 a 8 semanas depois surgem as primeiras formigas operárias que saem do formigueiro em busca de alimento para si, para a rainha e para as outras larvas que nascerão em breve. Algumas especiais podem chegar a construir formigueiros com mais de 300.000 indivíduos.

Parecem inofensivas quando estão passeando pela pia da cozinha ou no açucareiro. Mas, ao contrário do que seu pequeno tamanho sugere, as formigas representam um grande perigo para a saúde, maior até que os riscos oferecidos pelas temidas baratas.

“Se uma barata morta deixada no chão da cozinha desaparece de um dia para o outro, ela provavelmente foi levada por formigas. Isso mostra que elas são insetos muito perigosos”, alerta o biomédico Roberto Martins Figueiredo, o Doutor Bactéria. “Além disso, ninguém vai comer um alimento que tenha entrado em contato com uma barata, mas quem é que joga o mel fora só porque tem uma formiguinha?”, completa.

Consumir alimentos que tiveram contato com formigas é muito arriscado. Uma única formiga é capaz de provocar doenças, como tuberculose, verminoses e até lepra, além de intoxicações alimentares, vômito e diarreia. Isso porque ela anda por lugares, como fezes, feridas e lixo, carregando em suas patas os mais diferentes tipos de micro-organismos nocivos, como bactérias, fungos e vírus. “Por isso, formigas são um vetor de quase todas as doenças infecciosas”, reforça.

Em algumas regiões do Brasil, as formigas especiais Içá ou Tanajura, são utilizadas na preparação de petiscos. Entre os petiscos mais apreciados estão as formigas assadas, torradas como amendoim e em forma de paçoca com farinha de mandioca ou de milho.

Alguns índios também se alimentam de formigas em época de escassez de alimento, entre as mais consumidas estão as formigas operárias da saúva e os soldados. Neste costume indígenas, somente as cabeças das formigas são consumidas, os corpos são descartados.

Algumas tribos ainda relacionam as formigas a rituais. Por exemplo, entre os índio Uanamas, as jovens, são recolhidas em um jejuário durante duas luas, quando estão aptas para a fecundação. Na primeira noite elas comem apenas ovos de caba e beiju, já na segunda noite elas comem formigas saúva.

Já os índios Tucanos, costumam se submeter a uma dieta a base de formigas quando chega uma nova criança a família. O pai, deita-se em uma rede onde permanece por três dias se alimentando apenas de formigas saúvas, formigas saúvas de cabeça grande e formigas grandes e gordas, que são maiores do que cupins. Ao anoitecer, o índio deve tomar manicuera e farinha com água, ou mingau de tapioca.

Essas são algumas curiosidades sobre as formigas que além de serem conhecidas como trabalhadoras, sociais, servem de alimentos. 

Não aguenta mais a presença desses bichinhos desagradáveis em sua residência, empresa ou condomínio? Entre em contato conosco, clicando aqui!

Fontes:
http://www.mundodastribos.com/curiosidades-sobre-as-formigas.html
http://www.gazetaonline.com.br/

Curiosidades sobre as formigas