Curiosidades sobre o escorpião


Curiosidades sobre o escorpiãoO escorpião é um artrópode quelicerado, pertencente ao filo Arthropoda, classe Arachnida (por terem quatro pares de patas) e ordem Scorpiones. O nome escorpião vêm do latim scorpio/scorpionis. Em algumas regiões do Brasil, o escorpião é chamado de lacrau. São animais muito antigos, já foram encontrados fósseis que datam de 420 milhões de anos, período através do qual pouco mudaram. Sabe-se, hoje, que o escorpião foi o primeiro artrópode a viver em terra. Veja aqui algumas curiosidades sobre o escorpião.

Existem por volta de 1 500 espécies de escorpiões em todo o mundo. Alguns, porém, afirmam que esse número é bem maior, chegando a 2 000.

As espécies menores medem cerca de 2 centímetros e as maiores em torno de 20 centímetros.

Os escorpiões vivem em regiões temperadas tanto em tocas como debaixo da terra. Geralmente sob pedras, madeiras, troncos podres. No deserto cavam tocas na areia para se proteger do calor e do frio. Trata-se de animais carnívoros que têm hábitos noturnos e se alimentam principalmente de insetos e aranhas.

Das 1 500 espécies de escorpiões, apenas 20 são venenosas. Das 160 que vivem no Brasil, os venenosos não chegam a 4.

Escorpiões venenosos mais comuns no Brasil: Tityus serrulatus (escorpião amarelo), Tityus bahiensis (escorpião marrom), Tityus stigmurus (escorpião amarelo do Nordeste), Tityus paraensis (escorpião preto da Amazônia)

Ao contrário das serpentes, cujos venenos variam, os escorpiões produzem um único tipo de veneno. A vantagem é que um único tipo de soro podem salvar a vítima da picada de qualquer escorpião venenoso.

Além de dores fortes, a picada do escorpião provoca sudorese, náuseas, vômitos, insuficiência cardíaca e falta de ar. As vítimas normalmente morrem por asfixia. Detalhe: os riscos são maiores para idosos e crianças pequenas.

O número de mortes de seres humanos provocadas por ataques de escorpiões sempre varia entre 800 a 2 000 por ano em todo o mundo.

Curiosidades sobre o escorpião

Curiosidades sobre o escorpião

Os estados brasileiros com maior número de acidentes com escorpiões são: Bahia, Pará, Pernambuco, São Paulo e Minas Gerais. O campeão nesse tipo de ocorrência é Minas Gerais.

Foi descoberto em experiências de laboratórios que os escorpiões podem ficar até 23 meses sem se alimentar, isso graças a um órgão interno que armazena comida. Quando muito famintos, os escorpiões podem praticar o canibalismo. Eles têm a visão pouco desenvolvida, utilizam pelos que funcionam como sensores capazes de reagir ao menor movimento. Escorpiões não atacam pessoas, eles apenas se defendem.

Fêmeas de escorpiões não botam ovos. Elas “parem” os filhotes que vão, pouco a pouco, juntando-se no dorso da mãe.

A fêmea T. serrulatus (escorpião amarelo) é capaz de se fecundar sem a presença de um macho. Esse tipo de fenômeno é chamado de partenogênese.

Não aguenta mais a presença desses bichinhos desagradáveis em sua residência, empresa ou condomínio? Entre em contato conosco, clicando aqui!

Curiosidades sobre o escorpião

Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Escorpi%C3%A3o
http://www.maiscuriosidade.com.br/18-coisas-que-voce-nao-sabia-sobre-os-escorpioes/
http://www.infoescola.com/aracnideos/escorpiao/